Entre os vários projetos anunciados pelo Governo do Estado de São Paulo no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP) está a implantação de uma rede de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Região de Campinas, nos mesmos moldes do sistema instalado na Baixada Santista, sob uma perspectiva metropolitana.
De acordo com o site da Secretaria de Parcerias e Investimentos, serão 44 quilômetros de linhas, com investimentos de R$ 4,5 bilhões. O projeto está alinhado com o Plano de Mobilidade Urbana de Campinas, embora também deva atender outras cidades, como Hortolândia e Sumaré.
Duas Linhas
A primeira linha fará a ligação metropolitana entre Campinas e as cidades de Hortolândia e Sumaré, com 22 quilômetros de extensão. O objetivo é aliviar o trânsito nas rodovias que conectam essas cidades, além de reduzir a pressão no sistema de ônibus.
Um segundo ramal, com 22,4 quilômetros, ligará o centro de Campinas ao Aeroporto de Viracopos. Esse trecho será útil para passageiros que viajam pelo aeroporto e chegam à cidade via capital paulista. O passageiro poderá utilizar o Trem Intercidades (TIC) e, em seguida, o VLT, já que o ramal estará conectado à estação Campinas do TIC.
As duas linhas contarão com 18 estações, beneficiando três municípios e cerca de 1,6 milhão de pessoas, além de gerar cerca de 3 mil empregos.
Traçados
Ainda não há uma definição clara do trajeto que os VLTs seguirão, mas uma análise de uma imagem compartilhada pela Secretaria sugere alguns itinerários:
O VLT entre Campinas, Hortolândia e Sumaré poderá utilizar o leito ferroviário existente ou seguir por dois outros caminhos sugeridos.
Já o VLT Viracopos-Campinas poderá utilizar o traçado formado pela Rodovia Lix da Cunha, conforme indicado na imagem.
Prazos
O site da Secretaria não menciona prazos para audiências públicas, publicação de edital ou realização do leilão.
Campinas já teve um VLT
A cidade de Campinas já contou com um sistema leve, conhecido popularmente como “pré-metrô”, idealizado na gestão do então prefeito Jacó Bittar, que operou entre 1990 e 1995.
As obras começaram em julho de 1990. O governo paulista assinou um convênio com o Metrô do Rio de Janeiro para o empréstimo de seis VLTs Articulados 68, que haviam sido utilizados no pré-metrô carioca, mas estavam parados por falta de peças nas oficinas da empresa. O primeiro trecho do VLT foi inaugurado pelo governador Quércia em 23 de novembro de 1990.