Trem da CPTM na Estação São Caetano do Sul, recém reformada | Renato Lobo - Via Trolebus
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CPTM formaliza contrato para novas linhas

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) anunciou a formalização de um contrato no valor de R$ 25.968.272,00 com o consórcio SUPRO, que será responsável pela prestação de serviços especializados de engenharia e arquitetura. O contrato foi firmado por meio de licitação e terá uma vigência de 36 meses, com início previsto para 17 de outubro de 2024.

Por que a CPTM contratou o consórcio?

O objetivo do contrato é fornecer apoio técnico para a supervisão de projetos estratégicos, incluindo a construção de pátios de estacionamento, complexos de manutenção, estações e novas linhas da rede ferroviária. As atividades supervisionadas fazem parte de um programa de trabalho, que abrange a expansão da ferroviária a longo prazo.

A base do projeto foi estabelecida em janeiro de 2023, e as ações supervisionadas seguirão diretrizes orçamentárias conforme a Natureza de Despesa nº 449051, sob o programa de trabalho nº 2678337072091000. O parecer técnico que viabilizou o contrato é datado de 25 de julho de 2022 (Parecer GRJ nº 474).

O edital aponta a reconstrução da estação Rio Grande Serra, onde o projeto já está em curso e a inserção das paradas Lajeado e União de Vila Nova.

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Onde poderão ter novas linhas?

Além das Linhas 14-Ônix (ABC-Guarulhos) e a extensão da Linha 13 até Bonsucesso, há estudos de novas ligações no interior do estado.

Além desse contrato, em julho a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) firmaram um convênio para o desenvolvimento do Subsistema Ferroviário do Estado de São Paulo. A parceria, que teve duração de 30 dias, é vista como um indicativo das novas responsabilidades que a CPTM pode assumir com a concessão de futuras linhas ferroviárias.

Durante o período do convênio, o grupo envolvido se dedicou à estruturação de uma série de atividades, incluindo:

  • Definição de processos para análises, padrões, manuais, pesquisas, treinamentos e controles;
  • Elaboração de estudos e diagnósticos voltados para o planejamento do transporte, além de projetos funcionais e preliminares.

As responsabilidades da CPTM no convênio foram amplas e cobriram uma série de frentes importantes:

  • Apoio técnico no mapeamento das malhas ferroviárias existentes;
  • Identificação de novas possibilidades para a expansão de vias férreas voltadas ao transporte de passageiros e cargas fora das regiões metropolitanas;
  • Compartilhamento de expertise em soluções ferroviárias, boas práticas administrativas, operacionais e de gestão, além de estudos e projetos tecnológicos;
  • Estabelecimento de diretrizes de governança e conformidade;
  • Cooperação na integração de planejamentos estratégicos para as malhas ferroviárias federais que cruzam o estado;
  • Colaboração em revisões legislativas e normativas, além de propostas técnicas e regulatórias;
  • Desenvolvimento de soluções para malhas federais, com destaque para as Malhas Oeste, Sul e o trecho entre Santos e Cajati, apoiando-se em estudos técnicos e de viabilidade econômico-financeira;
  • Aprimoramento de soluções tecnológicas para melhorar a gestão da infraestrutura e dos serviços ferroviários;
  • Planejamento de novas vias estatais com foco no transporte de passageiros.
  • Esse trabalho pode ser visto como um movimento preparatório para que a CPTM desempenhe um papel mais ativo na gestão e operação de novas concessões ferroviárias, ampliando sua participação no transporte de passageiros e cargas em São Paulo.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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