A operadora espanhola Renfe anunciou que lançará um novo serviço de trem de alta velocidade entre Barcelona e Toulouse, na França, no segundo trimestre de 2025. Deve complementar suas rotas existentes entre Madri-Marselha e Barcelona-Lyon.
O plano da estatal é oferecer esse novo trajeto de forma sazonal, de abril a setembro, com foco no turismo. Haverá um trem por dia em cada sentido, com uma viagem de aproximadamente 3h30. No entanto, a operadora também considera a possibilidade de operar o ano todo para atender o mercado corporativo.
O trem terá paradas em Girona e Figueres, na Espanha, e em Perpignan e Carcassonne, na França, elevando para 11 o número de estações atendidas pela Renfe em território francês. Com Toulouse, Marselha e Lyon no itinerário, a empresa passará a atender as três maiores cidades francesas depois de Paris. Toulouse, além de ser um importante centro industrial, é a quarta maior cidade do país. Carcassonne, por sua vez, é reconhecida como um importante destino turístico.
Para operar os trens de alta velocidade da série 100 até Carcassonne e Toulouse, a Renfe solicitou uma extensão de seu certificado de segurança à Agência da União Europeia para Ferrovias (ERA). Após a aprovação, será iniciado o treinamento de maquinistas e tripulação para a nova rota. As composições podem chegar até 300 km/h.
Com essa nova linha, a Renfe aumentará para três o número de serviços transfronteiriços diários para a França. A operadora também tem planos de expandir seus serviços para Paris, assim que o trem de alta velocidade Avril série 106, fabricado pela Talgo, obtiver aprovação para operar na França.
O Via Trolebus recentemehte viajou no trem bala espanhol, de Madri a Barcelona: