A ViaMobilidade, concessionária operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens urbanos em São Paulo, anunciou a implantação de uma nova ferramenta de tecnologia para monitoramento de vias.
Trata-se de um sistema desenvolvido pela Climatempo, o Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo (SMAC) utilizando informações de satélites climáticos para identificar focos de incêndio e monitorar fenômenos como raios, chuvas fortes e vendavais.
No caso do sistema em trilhos, a empresa emprega a funcionalidade para identificar essas ocorrências nas proximidades das linhas ferroviárias.
De acordo com a ViaMobilidade,isto permite uma atuação mais ágil das equipes operacionais e do Corpo de Bombeiros caso necessário, resultando em menores impactos no atendimento aos passageiros.
A decisão de adotar o SMAC acontece após o registro de 22.932 incêndios em vegetação, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, apenas neste ano em todo o estado paulista.
A tecnologia trabalha com recursos existentes, se integrando a eles como câmeras de circuito fechado de TV (CFTV) distribuídas ao longo das vias.
É esperado um final de ano mais seco se comparado aos anos anteriores, permitindo um ambiente propício para queimadas, tornando a ferramenta ainda mais importante garantindo a segurança das operações e reduzindo os impactos no tráfego ferroviário.