A Linha Uni, responsável pelas obras e pela operação da Linha 6-Laranja do metrô, divulgou o cronograma das audiências públicas para as duas extensões previstas desse trecho metroviário.
A primeira audiência ocorrerá no dia 07/08/2024, no SENAI Carlos Pasquale, e a segunda, no dia 08/08/2024, no CEU Jardim Paulistano.
A concessionária também apresentou, em um relatório ambiental preliminar, os possíveis locais das futuras estações. Atualmente, estão em construção os 15 quilômetros que conectam Brasilândia a São Joaquim. As expansões planejadas contemplam a extensão de Brasilândia até Velha Campinas e de São Joaquim até o Parque da Mooca. Uma delas será a estação Vila Monumento.
A estação Vila Monumento
Segundo o documento, a Estação Vila Monumento da expansão da Linha 6-Laranja, sentido Sudeste, será implantada em dois blocos na Rua da Independência, no bairro Cambuci:
A parada fica próxima a Avenida Dom Pedro I e cerca de 700 metros da estação Alberto Lion, do BRT Expresso Tiradentes, gerido pela Prefeitura de São Paulo.
Quase o mesmo local de estação da Linha 16
O local escolhido fica ao lado de uma outra estação projetada, da Linha 16-Violeta, com o nome de “Independência”. Segundo o projeto diretriz, a futura parada poderá estar instalada na esquina da avenida Dom Pedro I com a rua da Independência e a rua Leandro de Carvalho:
Vale lembrar que no relatório integrado de 2023 mostra a Linha 16 mais ao sul, o que pode abrir caminho para a extensão da 6 até o Parque da Mooca: