O Secretário de Parcerias de Investimentos de São Paulo, Rafael Benini, informou em entrevista que o Governo do Estado pretende realizar as primeiras audiências públicas para a nova Linha 20-Rosa do metrô já no próximo ano. Ele também mencionou um novo trecho prioritário da linha, que deve atender o ABC Paulista.
Segundo Benini, em entrevista à Revista Ferroviária, a ideia é lançar a consulta pública em 2025, com o leilão previsto para 2026. O secretário destacou como trecho prioritário o trecho entre Santo André e Saúde. Fará parte da concessão, a Linha 1-Azul.
A Linha 20, em seu trajeto completo, deve ligar Santo André a Santa Marina, na zona oeste de São Paulo. A declaração de Benini difere de informações anteriores, que indicavam que a Linha 20 começaria em Santa Marina. O trecho Abraão de Morais e Santo André viriam em um segundo momento.
O projeto da Linha 20 está atualmente na fase de contratação para a elaboração do projeto básico. O consórcio MNEPI Linha 20, formado pelas empresas Maubertec Tecnologia em Engenharia Ltda, Nova Engevix Engenharia e Projetos SA, Pólux Engenharia Ltda e Intertechne Consultores SA, foi o vencedor da licitação. No entanto, houve recursos de outras concorrentes.
O valor final do contrato será de R$ 137,8 milhões, com um prazo de 24 meses, sendo 20 meses para a execução dos serviços. Dessa forma, essa fase pode ser concluída em 2026.