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Governo fala em onze novas estações de trem e linha 13 na Mooca

Nesta terça, o Governo Estadual marcou as audiências públicas a respeito da concessão das Linhas 11, 12 e 13 da CPTM. Sessões vão ocorrer na capital paulista, Guarulhos e Mogi das Cruzes.

Segundo nota da administração pública, o Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) designou as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para serem administradas pelo setor privado. O projeto inclui planos para estender a Linha 13-Jade até Parque da Mooca e Bonsucesso, bem como a construção de onze novas estações e melhorias nas já existentes.

Essa iniciativa visa atender às necessidades sociais de transporte na zona leste, uma região com deficiência significativa de serviços de transporte na região metropolitana de São Paulo.

Estima-se que a demanda atinja aproximadamente 1 milhão de passageiros por dia. Considerando que a região abriga mais de 4,6 milhões de habitantes, muitos dos quais fazem deslocamentos diários para trabalhar ou estudar em outras cidades.

Quais seriam as novas estações?

O site fez uma simulação com base nos projetos anunciados pelo Estado. Confira:

  • Na Linha 11, a ferrovia pode chegar até Cesar de Souza, o que contempla uma parada;
  • Na Linha 12-Safira, há a expectativa de que a ferrovia chegue até a parada existente em Suzano;
  • Já na Linha 13-Jade, haverá o maior número de paradas novas. São quatro no sentido leste: Jardim dos Eucaliptos, São João, Presidente Dutra e Bonsucesso;
  • Linha 13 até a Mooca: Como mencionado pela nota do governo, com a Linha chegando até o Parque da Mooca, seriam mais sete paradas: Cangaíba, Gabriela Mistral, Serra de Botucatu, Itapura, Demétrio Ribeiro, Sapucaia e Parque da Mooca.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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