Passageiros que precisaram utilizar as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, ambas operadas pela ViaMobilidade, enfrentaram dificuldades nesta quinta-feira devido a problemas no sistema de energia.
Em comunicado ao site, a operadora informou que os serviços estão funcionando normalmente na manhã desta sexta-feira (28). Ontem (27), ocorreu uma falha nos sistemas de alimentação elétrica entre as estações Barueri e Antônio João, na Linha 8-Diamante, e na região da estação Vila Olímpia, na Linha 9-Esmeralda, o que impactou o serviço nesses trechos durante a tarde e parte da noite.
As operações nessas estações foram gradualmente restabelecidas ao longo do período, sendo totalmente normalizadas, respectivamente, às 22h30 na Linha 9 e às 22h na Linha 8.
A operadora explicou ainda no comunicado que o tempo necessário para a completa normalização do serviço se deve à necessidade de adotar procedimentos de segurança específicos para ocorrências nos sistemas elétricos.
No caso de ontem, foi necessário realizar a desenergização temporária para a atuação segura dos técnicos, seguida da energização controlada. Daí a complexidade operacional.
Em ambos os casos, a concessionária agiu prontamente para minimizar o impacto para os clientes, adotando as seguintes medidas:
1. Assim que a falha foi detectada, acionou imediatamente o sistema PAESE, solicitando 53 ônibus para a Linha 8 e 20 para a Linha 9;
2. Implementação da operação em via única para evitar a interrupção total da circulação dos trens;
3. Comunicação em tempo real mantida via site oficial, redes sociais e também avisos sonoros emitidos nos trens e estações;
4. Atuação direta e proativa dos Agentes de Atendimento e Segurança (AAS) para atualizar os passageiros ao longo da operação.
“A ViaMobilidade está ciente dos impactos causados pela falha elétrica e reforça que, durante todo o período das ocorrências, suas equipes de manutenção, operação e atendimento estiveram inteiramente dedicadas e comprometidas a resolver a situação o mais breve possível”, informou a empresa.