VLT

CBTU fornece detalhes sobre VLT entre Brasília e Luziânia

Foram revelados detalhes a respeito de um projeto de Veículo Leve sobre Trilhos – VLT que vai ligar Brasília (DF) e Luziânia (GO).

Segundo publicação do Correio Brasiliense, uma audiência pública realizada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados discutiu a implementação do serviço. Engenheiros da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) estimam que o projeto terá um custo de aproximadamente R$ 500 milhões.

Segundo os engenheiros da estatal, a via existente entre as duas cidades não está em condições ideais para operações de passageiros e exigiriam reformas. “Atualmente, consideramos a ferrovia subutilizada. A demanda dos passageiros está concentrada nos horários de pico e, nesse sentido, não haveria conflito com os trens de carga, mas seria necessária uma infraestrutura melhor”, afirmou o engenheiro André Jóia.

“Identificamos um ponto de interseção entre as linhas do VLT e do Metrô-DF. Considerando a capacidade de transporte, estamos propondo uma composição de 1.200 passageiros, utilizando dois VLTs acoplados. Para viagens até o Plano Piloto, sugerimos uma integração com o metrô, ou então com a estação terminal na Rodoferroviária”, detalhou Jóia durante a apresentação do estudo solicitado pelos deputados federais.

Dez trens e tarifas

O projeto apresentado prevê a operação de 10 VLTs (5 composições), com velocidade máxima de 80 km/h e média de 40 km/h. O tempo de parada nas estações seria de 0,5 minutos e o serviço operaria das 5h20 às 21h. O percurso completo teria duração de 92 minutos, com um intervalo de 35 minutos entre cada VLT durante os horários de pico.
O estudo da CBTU também indica que a capacidade máxima de passageiros por hora seria de 2.240 pessoas, totalizando 24.640 passageiros por dia, com 22 viagens diárias, sendo 14 nos horários de pico e 8 durante o dia.

A tarifa proposta para o VLT seria de R$ 6. Os principais custos, conforme destacado pela CBTU no estudo, seriam relacionados à aquisição dos trens, considerando que a estrutura ferroviária já está presente no local.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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