Um acidente envolvendo dois trens deixou feridos na manhã de sexta-feira, 10 de maio de 2024, em Buenos Aires, Argentina. Jornais locais falam em 70 feridos.
Segundo informações da mídia local, hospitais da região receberam alerta de feridos. A composição da Ferrovia San Martín colidiu com outra que transportava material de manutenção ferroviária, e descarrilou no bairro portenho de Palermo.
Así quedó el tren San Martín que descarriló a la altura del puente de Figueroa Alcorta y Dorrego. Se desconoce el alcance de la gravedad del accidente.
Los transportes públicos vienen dando señales de desidia y colapso mientras la política de ayer y hoy se culpan mutuamente. pic.twitter.com/8BMYT86IZR
— Manuel Casado y Deleo (@manuelmarried) May 10, 2024
Segundo informações das autoridades locais, o comboio que ia do Retiro para Pilar sofreu o acidente perto do Centro Cultural Islâmico, próximo ao cruzamento das avenidas Figueroa Alcorta e Dorrego.
Após o impacto, houve uma explosão e alguns passageiros ficaram feridos. Os Bombeiros da Cidade de Buenos Aires evacuaram a composição e informaram que “não há pessoas presas [nas ferragens]”.
Há feridos graves com poli traumatismos em consequência do acidente.
“Atualmente, o pessoal #TrenesArgentinos realiza as tarefas de evacuação das pessoas que estão na formação, os serviços de emergência da Cidade de Buenos Aires atendem os passageiros. O serviço está interrompido”, diz nota da operadora, Trenes Argentinos.
Durante as operações de resgate, além de socorrer os feridos as equipes tiveram que intervir para sanar um vazamento de combustíveis de um dos trens e evitar explosões.
De onde partiam os trens envolvidos?
Um dos trens ia na direção da estação Retiro, circulando pela linha San Martin. O outro trem apenas fazia manutenção e estava parado na via.
Quantos feridos no acidente de trens em Buenos Aires?
Até o momento, a impresa local fala entre 70 e 90 feridos feridos aproximadamente. Duas pessoas foram levadas a hospitais da região por helicóptero devido a gravidade das lesões.
Como aconteceu o acidente com dois trens em Buenos Aires?
Ainda não está claro, mas o que se sabe é que um dos trens com passageiros colidiu atrás de outro trem que fazia manutenção na via e estava parado.
Quais as razões que provocaram o acidente?
As investigações oficiais ainda não determinaram a causa do acidente. Mais cedo, segundo o jornal argentino Infobae, o sindicalista dos trabalhadores ferroviários Omar Maturano declarou:
“Deram sinal livre ao trem de passageiros, se encontraram e se chocaram.”
O secretario do sindicato La Fraternidad denunciou que o sistema de sinalização da via não funciona há 10 dias.
“Faz 10 dias que estamos trabalhando assim porque roubam os cabos de sinalização. Nós estamos reclamando que consertem mas não há reposição. Há uma degradação total da empresa […] Não há reposição para sinalização e nem para os trens.”
A empresa mencionada por Maturano é a estatal Trenes Argentinos, responsável por boa parte do sistema ferroviário do país. As estatais argentinas, assim como outras instituições públicas sofrem com os cortes de orçamento propostos pela administração do então presidente Milei.
Já aconteceram outros acidentes de trem em Buenos Aires?
Em fevereiro de 2012, um trem de passageiros transportando 1200 pessoas não conseguiu frear ao entrar na estação Once e colidiu com a barreira de contenção ao fim da linha. O acidente deixou 52 pessoas mortas – entre elas uma gestante – e mais de 700 feridas.
Esse acabou sendo o terceiro pior acidente da Argentina, ficando atrás do incidente de 1978 em Sa Pereira onde 55 pessoas morreram e o de 1970 em Benavidez onde 236 pessoas morreram.
Quer saber mais? Inscreva-se no canal do ViaTrólebus no Youtube.