O presidente do Metrô, Julio Castiglioni, em entrevista à Folha de São Paulo, falou a respeito da intenção do governo estadual em conceder as Linhas 1-Azul e 20-Rosa em conjunto. Disse que os estudos estão em fase inicial, e que uma agência reguladora seria necessária.
“O governador mencionou na semana passada uma pré-disposição de licitar a Linha 20 e a Linha 1. Isso ainda está em estudo. Independentemente da discussão sobre público ou privado, é muito importante que a gente tenha maior maturidade regulatória e contratual. Minha convicção como técnico é que qualquer modelo para o futuro do Metrô passa por uma relação contratualizada entre o Metrô e o Governo e pela existência de uma agência reguladora que possa definir o valor justo da tarifa, por exemplo. Agência reguladora tem independência decisória, orçamento próprio, mandato fixo e não coincidente com o do governador. Com isso você começa a trazer previsibilidade na relação.
Sem isso, aqueles que são defensores do público vão se decepcionar muito. E aqueles que acham que o privado é detentor do monopólio da virtude também vão se decepcionar, porque se você não tiver uma maturidade na relação contratual, depois você não consegue cobrar um bom nível de serviço dos caras [concessionárias].”
Novos projetos
Castiglioni ainda citou novos projetos que estão em estudo pela companhia.
“A Linha 17 está sendo construída, e as linhas 2-verde e 15-prata estão sendo ampliadas nos dois sentidos. Além disso, temos projetos para criação das linhas 16, 19, 20 e 22. Juntando tudo, estamos falando de 130 quilômetros de rede metroviária. É transformacional.”