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Metrô assina contrato para desapropriação do pátio da Linha 19-Celeste

O Metrô de São Paulo assinou contrato a empresa CTA Consultoria Técnica para levantamento de terrenos para desapropriação para o Pátio Medeiros, que deve servir a Linha 19-Celeste, que por sua vez vai ligar São Paulo e Guarulhos. O valor do contrato é de R$ 178.900.

O futuro pátio terá a função de abrigar a frota de 31 composições e complexos de manutenção. A linha 19 vai ligar o centro da capital na estação Anhangabaú, até o Bosque Maia em Guarulhos. Curiosamente, o bairro em si não terá uma estação, e a mais próxima aos moradores será a futura Jardim Julieta.

O escolhido é no limite entre os dois municípios, no cruzamento entre as Rodovias Dutra e Fernão Dias, conforme mapa abaixo extraído do “EIA/RIMA – Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental da Linha 19 – Celeste”:

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Conta com uma grande área aparentemente desocupada e sem uso, e está as margens do Rio Cabuçu. Há ainda, conforme as informações no relatório, a previsão de desapropriação da garagem de uma empresa de ônibus que atua na zona norte de São Paulo.

Está previsto para o Pátio Vila Medeiros:

• 48 baias para trens estacionados;
• 11 baias exclusivas para manutenção e limpeza;
• Edifício administrativo;
• Subestação;
• Estacionamento para funcionários.

O governo prevê entregar primeiro o trecho Pari – Jardim Julieta. Uma das hipóteses é por conta da localização do pátio. A demanda estimada para a operação comercial do trecho Anhangabaú – Bosque Maia – Guarulhos é de 580.470 passageiros por dia útil.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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