Na semana passada, o Governo Estadual decretou como utilidade pública terrenos para a expansão da Linha 2-Verde do Metrô, de Vila Madalena até Cerro Cora. Os locais estão situados entre as Ruas Juatuba e Aecri, onde devem ser instaladas a própria estação, além de um poço que deve ser usado como ventilação e saída de emergência.
O site da operadora divulgou os locais que devem ser desocupados para extensão do eixo metroviário:
Onde poderá ser a estação Cerro Cora:
Local onde poderá ser um poço após a estação Cerro Cora:
A expansão
O projeto de prolongamento da Linha 2-Verde do metrô, com uma extensão de 1,3 km, visa melhorar a operação desse eixo metroviário e, futuramente, integrar-se à Linha 20-Rosa.
O objetivo do prolongamento da Linha 2-Verde, da estação Vila Madalena até a estação Cerro Corá, é também aumentar a acessibilidade aos bairros da região. Isso aproximará a Linha 2-Verde de importantes vias, como as ruas Cerro Corá e Aurélia, assegurando níveis adequados de oferta de transporte nessa linha.
O projeto abrange a extensão da via permanente, a construção da estação Cerro Corá, a implementação de um Poço de Ventilação e Saída de Emergência (VSE), a instalação de Aparelhos de Mudança de Via (AMV), a reforma e ampliação do Poço Juatuba, além da adequação e criação de estacionamentos para trens, atendendo à demanda esperada.