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Paraná divulga prazos de VLT que vai substituir corredor de ônibus

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) iniciou nesta sexta-feira (17) uma pesquisa com usuários e trabalhadores do Aeroporto Afonso Pena, localizado em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O objetivo da pesquisa é identificar o perfil dos participantes (gênero, idade e renda), informações sobre a viagem (origem, destino, motivo, modo de transporte de chegada ou saída do aeroporto) e avaliar a possibilidade de mudança nos meios de transporte utilizados para chegar ao aeroporto e sair dele, com a futura implementação do Sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

Conhecida como Pesquisa de Preferência Declarada (PPD), a pesquisa visa determinar a disposição dos usuários em substituir carros, ônibus, carros de aplicativos, táxis e outros meios de transporte pelo VLT, levando em consideração fatores como origem/destino, custo e tempo de deslocamento.

A pesquisa também é realizada com os trabalhadores do aeroporto, pois eles são potenciais usuários do sistema de VLT, que proporcionará uma conexão direta entre o Terminal Central de São José dos Pinhais, as linhas urbanas do município e os terminais de Curitiba integrados à Rede Integrada de Transporte (RIT).

Conduzida pela empresa Oficina Engenharia, que faz parte do Consórcio TYLin-Oficina-Rhein-Addax-Setec, responsável pelos estudos técnicos do projeto VLT Expresso Metropolitano e coordenado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a pesquisa pretende entrevistar 640 pessoas nas próximas semanas.

A PPD é a etapa inicial do projeto VLT Expresso Metropolitano, que inclui um diagnóstico e avaliação preliminar. Essa etapa também envolverá pesquisas de origem e destino realizadas em locais estratégicos na ligação entre Curitiba e São José dos Pinhais, além de estudos de demanda e levantamentos de campo, que analisarão a infraestrutura impactada pelo projeto e possíveis interferências relevantes no traçado e seu entorno.

O meio de transporte está planejado para substituir os ônibus expressos (BRT) do Eixo Boqueirão, em Curitiba, expandindo a linha até o Aeroporto Afonso Pena, passando pelo Terminal Central de São José dos Pinhais. Atualmente, as linhas que operam no Eixo Boqueirão transportam uma média de 126 mil passageiros nos dias úteis, com cerca de 15 mil pessoas durante os horários de pico.

A previsão é que os primeiros estudos sobre a nova modelagem e concessão do VLT sejam entregues no primeiro trimestre do próximo ano, seguidos por uma consulta pública, audiência pública e publicação do edital de leilão até junho de 2025. Se o projeto for viável, o leilão deverá ocorrer até setembro de 2025 na Bolsa de Valores (B3) em São Paulo. O investimento total previsto é de R$ 2,5 bilhões.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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