Um pantógrafo, em termos ferroviários, é um dispositivo montado no teto de trens elétricos, bondes ou outros veículos elétricos ferroviários para coletar energia elétrica da rede aérea, também conhecido como sistema de catenária.
Funciona como uma espécie de “braço ajustável” com um contato deslizante na parte superior, que toca nos fios ou na barra de energia acima da via, funcionando quase como uma sapata coletora em trens ou metrôs que usam o sistema de terceiro trilho.
À medida que o veículo se move, o pantógrafo desliza ao longo desses fios ou barras, garantindo uma conexão contínua para manter a propulsão elétrica do veículo.
Quais os modelos existentes de pantógrafo?
Os sistemas mais comuns de pantógrafos são:
- Semi-romborais;
- Romboidais.
Entre os tipos de pantógrafos, os modelos semi-romborais se destacam por sua forma em “Z” e são considerados uma versão moderna. Eles substituíram os modelos romboidais anteriores e são projetados para operar em velocidades mais altas.
Esses pantógrafos são acionados automaticamente e podem ser levantados por meios mecânicos, pneumáticos ou eletrônicos, proporcionando maior eficiência e confiabilidade.
Quer saber mais? Inscreva-se no canal do ViaTrólebus no Youtube.