Alexandre Pisciottano
Monotrilho

Metrô escolhe empresa para extensão do monotrilho até o Ipiranga

O Metrô de São Paulo habilitou um consórcio para extensão da Linha 15-Prata de monotrilho até o Ipiranga e Jacu-Pêssego. Segundo comunicado no site da empresa, o Consórcio Telar/Consbem/Gros – Telecom venceu a licitação para implantar sistemas de telecomunicações e controle na expansão da linha 15-Prata. A proposta foi de R$ 105 milhões (R$ 105.213.309,97).

As obras da extensão leste estão em curso, já com as instalações das vigas guia. Já a extensão até o Ipiranga está na fase de montagens dos canteiros de obra. Dias atrás, o Metrô assinou contrato para alargar uma avenida na Zona Leste, para a continuidade da construção.

Quando concluídas as duas extensões, o monotrilho terá 21,1 km de extensão e 14 estações. A secretária dos Transportes Metropolitanos – STM trabalha para entregar o trecho Vila Prudente-Ipiranga em setembro de 2026, assim como o trecho Jardim Colonial-Boa Esperança. Já o trecho Boa Esperança-Jacu-Pêssego em setembro de 2027.

Redução no tempo de viagem

O Relatório Integrado 2023 do Metrô aponta que o monotrilho possibilitou a conexão entre bairros populosos, como São Mateus à região Central da cidade de São Paulo por meio das novas integrações.

Houve diminuição de 34 minutos no tempo de viagem entre São Mateus/Jardim Colonial até a região Central.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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