Renato Lobo | Via Trolebus
Monotrilho

Canteiros de obras da futura estação Ipiranga do monotrilho estão sendo preparados

Os canteiros de obras da futura estação Ipiranga, do monotrilho da Linha 15-Prata, já contam com movimentação de trabalhadores, o que indica o início dos trabalhos em breve, segundo apurou o Via Trolebus. O site passou pelo local e viu movimentação de funcionários. A parada deve promover a integração entre o monotrilho e a Linha 10-Turquesa da CPTM.

Recentemente o Metrô de São Paulo assinou um contrato de cessão de uso de um imóvel que pertencia à extinta Rede Ferroviária Federal para implantação da extensão oeste do monotrilho da Linha 15-Prata, entre a Vila Prudente até a estação Ipiranga.

A operadora deve pagar mensalidade pelo uso do imóvel no valor de R$ 61.423,44, e prevê o uso de terreno para a estação Ipiranga, que vai permitir a conexão do monotrilho com a Linha 10-Turquesa. A expansão a oeste prevê mais 1,8 km de vias e 1 estação (Ipiranga).

Segundo o relatório de empreendimentos do metrô datado do mês de novembro, atualmente está ocorrendo o processo de desapropriação e obtenções de licenças de instalação.

Prazos

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM atualizou o cronograma de entrega de obras das quatro linhas metroviárias na cidade de São Paulo que atualmente estão em expansão.

Durante uma palestra no Fórum Infra 2025, organizado pela revista O Empreiteiro, o coordenador de Planejamento e Gestão da Secretária de Transportes Metropolitanos, Alberto Epifani, informou no evento que o trecho Vila Prudente-Ipiranga poderá abrir em setembro de 2026, enquanto o trecho Jardim Colonial-Boa Esperança em setembro de 2026 e o trecho Boa Esperança-Jacu-Pêssego em setembro de 2027.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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