Órgãos dos governos estadual e municipal de São Paulo devem estudar a implantação da Linha 15-Prata de monotrilho até a Cidade Tiradentes.
Um extrato de aditivo foi publicado no Diário oficial referente ao processo 0424489101, e reúne a Secretaria dos Transportes Metropolitanos e Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô do Governo do Estado de São Paulo, além das Secretarias de Urbanismo e Licenciamento – Smul, Secretaria de Gestão – Seges e Secretaria de Mobilidade e Trânsito – Smt da Prefeitura Municipal de São Paulo. O comitê deve ainda estudar “Plano de Trabalho para Continuidade da Implantação da Linha 15.”
Quando foi anunciada na década passada, o monotrilho deveria chegar até o distante bairro da zona leste de São Paulo. Mas o anúncio do projeto não acompanhou o início das obras.
Atualmente as construções do monotrilho se concentram entre Vila Prudente e Ipiranga, em uma ponta, e na outra entre Jardim Colonial e Jacu-Pêssego, além do trecho operacional.
Segundo o último Relatório Integrado do Metrô do ano de 2023, a extensão “encontra-se em análise, uma vez que depende de ações conjuntas com a PMSP, principalmente no que se refere ao alargamento da Estrada do Iguatemi.”
Extensão “ressuscitada”
Durante discurso na visita às obras da estação Itaberaba na Linha 6-Laranja de metrô, o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, incluiu a futura extensão metroferroviária no cardápio de projetos de infraestrutura.
O projeto segue na lista de empreendimento futuros do Metrô, mas estava de fora das falas das autoridades. “Já estamos discutindo como levar a Linha 15 até a Cidade Tiradentes”, afirmou o governador, sem citar prazos para o início das obras.