No dia 26 de agosto de 2018 publiquei o primeiro vídeo do canal do Via Trolebus. O tema escolhido foi Metrô e Monotrilho, e foi uma análise sobre os dois tipos de transporte.
O canal surgiu do site Via Trolebus, um portal de notícias que está no ar desde, pasmem, 2005, mas que tomou o formato conhecido como é hoje em 2011. Naquele mesmo ano de 2018, comecei a tratar o Via Trolebus como meu trabalho, meu sustento, meu meio de vida.
Foi a decisão de deixar o confortável salário garantido todo o final do mês e me aventurar com o próprio negócio. E aqui nem quero romantizar a história. Não foi fácil e não é fácil. Ainda hoje, o Via Trolebus tendo agora mais de 100 mil inscritos, o site estando em primeiro lugar de audiência nos meses de fevereiro e março entre páginas do setor, ainda é necessário conquistar espaços em setores que estão agora começando a dar credibilidade para a imprensa nichada.
Gostar de avião é algo glamoroso, afinal são grandes máquinas e uma engenharia incrível por trás de um sistema que transporta milhões em grandes distâncias. Ser um entusiasta em automóvel é charmoso, seja ele antigo ou novo. Carro no Brasil ainda é sinônimo de posição.
E gostar de trem ou de ônibus? Eu como muitos que veem esse vídeo, já gostava destes veículos deste pequeno. Mas a gente sabe isso nem sempre é visto com bons olhos. “Como você gosta de algo que está sempre carregado de gente, alguns de mau humor porque tão indo trabalhar”.
Mas essa percepção talvez esteja mudando. Aqui no Brasil e no mundo é notável o aumento da percepção de que é preciso um transporte coletivo de qualidade, de que as gestões públicas precisem investir no meio coletivo. Talvez aquela noção de futuro de as cidades terão carros voadores, mude para as pessoas, podendo de fato usar o transporte público para todo lugar.
E aqui entre nós, não é muito melhor em seu deslocamento usar maquinas que a gente gosta? Talvez para nós esse futuro já tenha chegado.
Não é fácil produzir o próprio conteúdo, mas é muito, muito gratificante, falar do que gosta para um público que também gosta do tema. O que eu falo para cada entrevistado nos vídeos que produzo fora do estúdio? Meu objetivo é levar as pessoas que gostam de metrô, de trem ou de ônibus, para os bastidores do transporte. Meu objetivo é criar um diário de notícias do setor, para que você sempre tenha a mão a informação.
E para comemorar esses 100 mil inscritos, 0Via Trolebus trará pela primeira vez conteúdos produzidos fora do país. É a série Via Trolebus Europa, com conteúdos na Espanha, Portugal e Alemanha.
Muito obrigado por você que acompanha o trabalho, e até o próximo vídeo.