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Trens Regionais

Tarcísio volta a citar trem entre São Paulo e Santos indo pelo ABC

O Governo de São Paulo voltou a citar o futuro atendimento de trem entre São Paulo e Santos, por meio do eixo que corta o ABC Paulista, em contraste com outras declarações que apontam que eixo ferroviário iria pela zona sul de São Paulo.

Durante evento de aniversário de Santo André, quando foi anunciado a elaboração do projeto de engenharia da futura estação ABC, na Linha 10-Turquesa da CPTM, o próprio governador Tarcísio de Freitas afirmou que a futura parada poderá abrigar o trem intercidades eixo sul, entre as regiões metropolitanas de São Paulo e Baixada Santista.

“O Governo de São Paulo ainda faz análises preliminares para que a estação ABC integre o futuro projeto do Trem Intercidades entre a capital e a Baixada Santista”, diz nota do governo estadual.

Incongruência

A citação sobre o trem São Paulo-Santos, entretanto, contrasta com outras declarações de secretários do governo estadual. Em entrevista a Rádio Bandeirantes, o secretário de Parceiras e Investimentos, Rafael Benini falou sobre implantação de uma terceira pista da Imigrantes, além do projeto do Trem Intercidades entre São Paulo e Santos.

A construção de mais uma pista para o transporte rodoviário é criticado por especialistas de mobilidade, na chamada teoria do trânsito induzido. A grosso modo é a ideia que quanto mais vias abertas ao carro, maior será o trânsito.

O titular da pasta reconhece de que a pista seria uma solução “atrasada”, e fala sobre um projeto de ligação sobre trilhos. “A terceira pista é uma solução que já chega atrasada. É uma solução que alivia mas não resolve o problema. Seria uma pista da Imigrantes que desceria privilegiando os caminhões. Tiraria os caminhões da Anchieta e jogaria nessa nova pista”, afirmou o secretário.

De acordo com o secretário, entretanto, não resolve o problema de subida da serra. Benini cita ainda sobre o trem intercidades, eixo sul, que contempla a ligação entre São Paulo e Santos, por meio do extremo sul da capital paulista e Mongaguá.

Estamos estudando o TIC Santos, descendo por Mongaguá, e onde a gente pode fazer uma rodovia paralela neste trecho”. Depois o trem seguiria por meio da antiga ferrovia Santos-Juquiá até chegar em seu destino.

Prazos

Sobre prazos, há planos de que a licitação possa ser lançada ou ainda na atual gestão, ou em um eventual segundo mandado de Tarcísio de Freitas. “A gente está em negociação com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para fazer a contratação do TIC São José dos Campos, do TIC Santos, do VLT em Sorocaba e do VLT em Campinas”.

Segundo Benini, o leilão dos trechos pode ocorrer entre 2026 e 2027.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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