Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

O que se sabe sobre nova Linha 14 da CPTM, anunciada por Tarcísio?

A linha 10-Turquesa, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), deve ganhar uma nova estação para atender a uma demanda antiga dos passageiros de Santo André.

O governador Tarcísio de Freitas esteve na Feira da Fraternidade e autorizou a elaboração dos projetos para a construção da estação ABC. Na ocasião, o Governador ainda anunciou a concessão da Linha 10, junto com a futura linha 14-Ônix, um novo eixo ferroviário projetado pela estatal, que deve promover uma ligação perimetral na Região Metropolitana de São Paulo.

Ambas as linhas devem se cruzar exatamente na futura estação ABC.

O que se sabe sobre o futuro ramal?

  • O novo eixo de transporte poderá operar com trem convencional, assim como as demais linhas de trem. São esperados ao menos 26 composições no trecho. Anteriormente falava-se na operação de um VLT. Antes ainda chegou a ser cogitado um monotrilho;
  • A linha deve transportar em torno de 600 mil passageiros por dia, o que já coloca a Linha 14 como uma das mais demandadas de trem metropolitano;
  • Poderá ter 39 quilômetros de extensão e 22 estações;
  • Deve partir do Jardim Irene, na região da Vila Luzita, em Santo André;
  • Deve ainda cruzar bairros da Zona Leste de São Paulo, como Sapopemba, Itaquera e São Miguel;
  • Conecta com a Linha 13-Jade em Guarulhos, na futura estação Bonsucesso.

Estações previstas:

STM

Estruturação em 2024

O Governo de São Paulo pretende finalizar estudos do novo eixo até meados de 2025. Durante o Fórum de Debates – Ferrovias em Foco, evento ocorrido em junho de 2023, Augusto Almudin – Diretor de Assuntos Corporativos da Companhia Paulista de Parcerias – CPP, falou que o novo eixo é considerado prioritário, após a implantação do Trem InterCidades eixo norte, entre São Paulo e Campinas.

No caso da Linha 13, o projeto contempla sua expansão até Bonsucesso, e a Linha 14 sendo uma nova ligação entre Santo André e Guarulhos. “Já tem um projeto funcional da CPTM, a gente pretende iniciar a estruturação agora para entregar em 2024”, disse Augusto se referindo a Linha 14.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus