Marcelo Piu/Prefeitura do Rio
Ônibus

Rio diz que “ônibus amarelinhos” reduziram até 72% o intervalo entre veículos

Os novos ônibus do BRT do Rio de Janeiro ajudaram a reduzir o intervalo nos eixos de transporte de média capacidade, segundo comunicado da própria prefeitura.

De acordo com a publicação, antes de o município retomar a gestão do Sistema BRT, em março de 2021, havia apenas 120 ônibus em operação nos três corredores. Atualmente, a nova frota é mais de quatro vezes maior: 515 novos veículos rodando. O sistema totaliza 713 ônibus, sendo que os novos articulados são modelo Euro 6, com tecnologia menos poluente.

Os novos veículos ainda melhoraram as conexões entre as zonas Norte e Oeste e o Centro da cidade. Com mais veículos em operação, os passageiros esperam menos tempo nas estações. Na Transoeste, a redução dos intervalos nos horários de pico foi de até 72%. Na Transcarioca, o índice foi de 59%, e na Transolímpica, de 63%.

O início da operação da Transbrasil e a abertura do Terminal Intermodal Gentileza ampliaram o leque de conexões viárias possíveis aos passageiros cariocas. A estimativa é que o Gentileza, maior terminal integrador de transportes públicos do Rio, atenda a cerca de 150 mil pessoas por dia.

Já o corredor Transbrasil dispõe de 17 estações e dois terminais (Gentileza e Deodoro) em seus 26 quilômetros de extensão. A estimativa é de que até 250 mil pessoas sejam transportadas diariamente neste eixo de transporte até 2030. Com o início da operação em horário ampliado, a partir da segunda-feira passada, os intervalos da linha 60 (Terminal Deodoro x Terminal Gentileza) foram reduzidos para cinco minutos nos horários de pico. Já as linhas 80 (Terminal Gentileza x Penha – parador) e 90 (Terminal Gentileza x Fundão – parador) passaram a funcionar com intervalos de seis minutos durante os horários de maior movimento. A estimativa é de uma redução de 50% no tempo de viagem.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus