Na semana passada, durante audiência pública sobre a Segregação Sudeste do Transporte Ferroviário de Cargas e Trevo Central Compartilhado, membros da MRS falaram sobre ações na ferrovia que parte do centro de São Paulo até Rio Grande da Serra. A audiência ocorreu no Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA.
Na prática, será construído uma via-férrea dedicada ao trem cargueiro entre a Mooca e Rio Grande da Serra. A medida deve conferir agilidade ao serviço de carga, além de liberar vias para o transporte de passageiros.
Sobre prazo de entrega da intervenção, membros da MRS falam em 2024, incluindo reformas completas de estações.
Reforma
Das quatorze estações do trecho Luz e Rio Grande da Serra, três delas terão que ser reconstruídas, o que na apresentação da MRS consta como “novas estações”. São elas: Mooca, Prefeito Saladino e Ribeirão Pires. Vale lembrar que Prefeito saladino passou recentemente por obras de acessibilidade.
Já outras três estações terão adequações: Guapituba, Mauá e São Caetano do Sul. Outras 3 terão novos acessos para passageiros: É o caso de Capuava, Utinga e Ipiranga.
Já Brás, Santo André Tamanduateí e Rio Grande da Serra não terão intervenções. No caso de Santo André, há planos por parte da CPTM em revitalizar o espaço.