Durante audiência pública sobre a Segregação Sudeste do Transporte Ferroviário de Cargas e Trevo Central Compartilhado, membros da MRS falaram sobre ações na ferrovia que parte do centro de São Paulo até Rio Grande da Serra. A audiência ocorreu nesta semana no Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA
Com a renovação da concessão da empresa que opera trens de carga, a operadora se comprometeu a segregar trechos na Região Metropolitana de São Paulo, contemplando a separação dos trilhos para trens de passageiros e de carga. No trecho entre Barra Funda e Jundiaí, as obras vão abrir espaço para o Trem Intercidade São Paulo-Campinas. Há 140 km de linhas compartilhadas entre trens de passageiros e de carga na Grande São Paulo.
O mesmo vai ocorrer no trecho entre Brás e Rio Grande da Serra, objeto de análise da audiência ocorrida nesta semana. Segundo a MRS, a via exclusiva para carga será no lado direto no sentido Brás. São 36 quilômetros de vias para trens de carga.
Via para Trem de passageiros até Santos
Há mais espaço e menos interferência do lado direito da via. Mais de 90% do trecho segregado para cargas será no próprio leito ferroviário.
Haverá ainda reservado no trecho, um espaço para uma eventual via para trens de passageiros entre São Paulo e Santos. No entanto, membros do Governo do Estado já sinalizaram que analisam outro caminho para o serviço de passageiro, partindo da zona sul até Mongaguá.
Já o trecho de 8 km de vias entre Bras e Barra Funda, requalificação do trecho com troca de trilhos e catenárias.