Foto: Governo do Estado de São Paulo
Monotrilho

Monotrilho em Cotia e Diadema: as extensões descartadas da Linha 17

O monotrilho da Linha 17-Ouro está em obra há pelo menos dez anos, entre inícios e paralisações, e se a promessa do governo do Estado for cumprida, deve ligar as estações Morumbi e Aeroporto de Congonhas em 2026.

Há ainda no radar do metrô outras duas extensões sem qualquer estimativa de obra, até o Jabaquara e até a estação São Paulo-Morumbi, na Avenida Francisco Morato.

Houve ainda duas extensões propostas a partir dos dois terminais mencionados acima:

Extensão até Cotia

Antes de aprofundar estudos da Linha 22-Marrom, o governo do Estado previa a chegada do Monotrilho da Linha 17-Ouro até Cotia. É o que constava em uma apresentação do Governo do Estado, datada de 2016, chamada de “Rede de Transporte de Alta e Média Capacidade“:

O estudo previa o atendimento da Linha 17 até o Centro do Cotia. E posteriormente o atendimento foi substituído pela Linha 22.

Até Diadema

Em 2013 falou-se em levar o projeto até o município de Diadema. A ideia foi defendida por autoridades municipais da cidade. A extensão do monotrilho da Linha 17 poderia margear a Rodovia dos Imigrantes, passar pela Avenida Conceição, na Vila Élida, e encerrar no Terminal Diadema, no Centro. Com 5,6 quilômetros, o trajeto custaria na época R$ 1,4 bilhão de investimento.

Segundo uma reunião entre o Estado e a prefeitura de Diadema, das seis paradas acrescentadas, duas ficariam em Diadema, uma na Vila Élida e a do Terminal Diadema. Uma estação será construída ao lado do Centro de Exposição Imigrantes. Os bairros paulistanos Vila Encontro, Vila Fachini e Vila Clara receberiam os demais pontos.

Anteriormente cogitava-se levar a Linha 17 para Diadema através do trajeto do corredor de trólebus no Corredor Diadema-Brooklin, mas a hipótese foi rechaçada para não sobrepor o sistema já existente. A outra era atravessando o bairro Jabaquara, perto do Jardim Zoológico, passando pelo Jardim Campanário, porém, a alternativa foi descartada pelo alto impacto urbano e pelo alto valor em desapropriações.

O Secretário de Transportes de Diadema da época, José Carlos, disse que a cidade teria uma remodelação no sistema de ônibus com a chegada do monotrilho.

O projeto acabou não prosperando, e há mais de dez anos não se fala na extensão. Importante ressaltar que as notícias vinham de autoridades municipais, e não do Metrô.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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