Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

CPTM licita manutenção em motores da série 9500

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM deve licitar serviços em motores de tração para trem que será repassado para iniciativa privada.

A operadora abriu nesta terça-feira, 9 de abril de 2024, uma licitação para a realização de serviços de manutenção em motores de tração para os trens da série 9500, fabricados pela Hyundai. Tratam-se de 96 motores deverão passar pelos serviços de manutenção. O prazo estipulado para os trabalhos é de 12 meses.

As 30 unidades da série 9500 devem ser repassados ao grupo Comporte, que vai assumir a Linha 7-Rubi e o Trem InterCidades eixo norte, entre São Paulo e Campinas.

Renato Lobo | Via Trolebus

Manutenção nos trens

A Hyundai Rotem, que fabricou as 30 unidades da série 9500, deve fornecer manutenção para as composições, de acordo com resultado da licitação de prestação de serviços.

As intervenções previstas no edital mostram que a empresa sul-coreana deve fornecer atividades preventivas, corretivas, além de ações contra vandalismo e remobilização de trens.

Hoje a série roda no serviço 710, entre Rio Grande da Serra e Jundiaí, mas com a supressão do atendimento, deve rodar a partir de Barra Funda até Jundiaí, ou Campinas caso a nova operadora escolhe inserir os trens no serviço parador em Jundiaí, Valinhos, Louveira, Vinhedo e Campinas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus