Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

CPTM licita manutenção de trens da série 9000

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM abriu uma nova licitação para manutenção dos trens da série 9000, operacionais na Linha 12-Safira [Brás-Calmon Viana].

Nesta segunda-feira, 15 de abril de 2024, uma nova concorrência foi aberta para a manutenção preventiva e corretiva nas composições. A empresa ou consórcio que ganhar, terá 30 meses de prazo para execução dos serviços.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

A sessão pública está prevista para o dia 14 de maio de 2024, às 10h00. O edital está disponível aos interessados nos sites http://www.cptm.sp.gov.br e www.doe.sp.gov.br.

As nove unidades foram produzidas em 2012 pela Alstom, mas entraram em operação apenas em 2014 após inúmeros testes. A série foi completamente certificada para operação comercial plena (nos horários de pico) no começo de 2015, sendo que a unidade protótipo foi a última a ser entregue. Os nove trens operaram na Linha 11–Coral entre 2014 e 2020. Chegaram a rodar também nos serviços derivados da Linha 13-Jade, como o Expresso Aeroporto e o extinto conect, que partia do Brás rumo a Guarulhos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus