Mobilidade Urbana

Como será a operação do Aquático SP na Represa Billings?

Nesta segunda-feira, 15 de abril, a justiça acabou liberando a operação do Aquático SP, um transporte hidroviário na Represa Billings. Há a expectativa de que a prefeitura opere o novo eixo de transporte, já que a Transwolff está sob intervenção após investigações do Ministério Público. Ainda não se sabe sobre a data de inauguração.

Como será a operação?

O caminho das embarcações na Represa Billings será de aproximadamente 5,6 km e o tempo de viagem será de 30 minutos, contando o embarque e o trajeto. Em terra entre o Cantinho do Céu e o bairro de Pedreira, são em torno de 17,5 quilômetros, o que leva o passageiro a gastar 1h20 utilizando duas linhas de ônibus. Com o novo sistema de barco, o tempo estimado de travessia será de 17 minutos.

Os veículos

São duas embarcações adquiridas pela operadora local. Terá assentos assim como um ônibus convencional. Cada uma com capacidade para 60 usuários mais dois espaços para cadeiras de rodas. Cada uma ainda conta com sanitários, ar-condicionado, TV, wi-fi e entradas USB.

A passagem

A tarifa será de R$ 4,40 sendo integrada às linhas de ônibus, ou seja, o passageiro poderá pagar por meio do Bilhete Único. O usuário faz a integração entre barco e ônibus nos terminais do Aquático, sendo o Terminal Hidroviário Parque Mar Paulista e Terminal Hidroviário Parque Linear Cantinho do Céu.

Horário de operação

Terá intervalos de 30 minutos, em média e um total de viagens por dia de 58. Deve funcionar a partir das 6 horas da manhã.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus