Em setembro de 2023, o Metrô de São Paulo assinava contrato para obras de ampliação do Pátio Tamanduateí da Linha 2-Verde. O acordo foi estabelecido com o Consórcio EESB-Tamanduateí, formado pelas empresas Engibras Engenharia S.A., SAP Engenharia S.A., Benito Roggio e Hijos Sociedad Anônima e a Eneplan Engenharia S.A.
O investimento é de R$ 154,9 milhões, com duração prevista de 40 meses a partir da emissão da ordem de serviço.
Os canteiros estão sendo montados, segundo uma das empresas que compõe o consórcio construtor. “A nossa obra do Pátio Tamanduateí começa a tomar forma! Já iniciamos a construção do canteiro de obras. Essa importante obra vai atender a Linha 2-Verde e ampliar o pátio de manobra e manutenção para o Metrô de SP e ajudar na mobilidade urbana da cidade de São Paulo”, publicou a Engibras em suas redes sociais.
Como ficará o espaço?
A expansão do local é necessária para abrigar novos trens que a companhia deve receber, necessários para a operação da extensão da Linha 2-Verde, da Vila Prudente até a Penha. Serão adquiridos 44 novos comboios. Aparentemente, o novo espaço deve abrir espaço para em torno de uma dezena de composições.
Na prática, segundo o edital, o pátio deve ganhar cinco novas vias em uma área a sul do pátio, próxima à Avenida Presidente Wilson (retângulo vermelho):
Serão construídas as vias de número 12 ao 16, e os trens devem acessá-las por meio de manobras do lado norte do pátio. O acesso as vias existentes ocorre por meio de um túnel que liga a área até a via de trens entre as estações Tamanduateí e Sacomã: