Renato Lobo | Via Trolebus
Mobilidade Urbana

Quem é o Grupo Comporte, que vai operar a Linha 7 e Trem SP-Campinas?

O transporte metropolitano sobre trilhos na Região Metropolitana de São Paulo terá um novato operador: o Grupo Comporte, que venceu o leilão do Trem Intercidades eixo norte e da Linha 7-Rubi. O grupo integrou o Consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, que conta ainda com construtores e fabricantes chineses, a CRRC. Devem ser produzidos 22 novos trens.

“É uma honra para todos nós do consórcio C2, composto pela Comporte Participações e CRRC. Não seria possível dar sequência e participarmos sem que estivéssemos com total confiança no trabalho de excelente condução por parte do Governo do Estado de São Paulo. É uma honra poder gerar exemplos para que outros venham contribuir para o crescimento do estado e da nossa nação”, disse José Efraim Neves da Silva, diretor institucional da Comporte e coordenador geral do consórcio.

Não tão novo assim, o grupo reúne empresas de transporte rodoviário e urbano de passageiros, cargas e turismo. Foi fundado pelo empresário Nenê Constantino, e sua sede fica na cidade de São Bernardo do Campo. O grupo tem atuação em 13 unidades federativas, incluindo o Distrito Federal. Atende a mais de 700 cidades com 7.200 ônibus (com urbanos, suburbanos, fretamento e rodoviários). Entre as empresas estão o Expresso União, Viação Piracicabana, Princesa do Norte, Breda, Empresa Cruz, Penha, entre outras.

Foi fundada em junho de 2002 sob o nome Grupo Áurea. Em março de 2005 adota o nome atual quando ela funda a Holding Comporte Participações.

Transportes sobre trilhos

É o operador do Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT da Baixada Santista e todo o transporte metropolitano da região, por meio da BR Mobilidade.

Em 22 de dezembro de 2022 o grupo arrematou a concessão do Metrô de Belo Horizonte com um lance de R$ 25,7 milhões.

Gol Linhas aéreas

Além do setor do transporte terrestre, o grupo fundou a Gol Linhas Aéreas Inteligentes em 2001. É a maior companhia aérea do Brasil em número de passageiros, tendo 36% de participação do mercado doméstico, operando em 60 aeroportos no território brasileiro e em 23 destinos internacionais, além de ser a terceira maior em frota de aeronaves.

Foto: Divulgação Gol

Em 2016 a Delta Air Lines comprou 10% de suas ações.

YouTube video

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus