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Como serão os trens da CRRC para as Linhas 7 e Trem Intercidades?

Nesta quinta-feira, o Consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, que tem como líder o grupo Comporte, junto com construtores e fabricantes chineses, venceu o leilão do Trem Intercidades eixo norte, entre São Paulo e Campinas. Será o mesmo operador da Linha 7-Rubi e do Trem Intermetropolitano, entre Jundiaí e Campinas. Foi o único concorrente a participar do leilão.

Compõe o grupo a fabricante de trens chinesa CRRC, uma das mais importantes fabricante de material rodante, com sede em Pequim, 46 subsidiárias e mais de 180.000 funcionários. É a fabricante dos trens da série 2500 da CPTM.

De acordo com o edital, deverão ser fornecidos mais 22 novos trens, além da operação dos 30 da série 9500, que portanto serão repassados da CPTM para a nova operadora.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Dos 22, 15 deverão ser utilizados no serviço expresso entre Barra Funda e Campinas. A operadora poderá escolher entre trens de seis carros e de dois andares ou trens de piso único com doze carros. A vantagem da primeira formação é poder formar trens de dois andares com 12 carros, a depender da demanda e horário.

Foto: CPTM

O single decker poderá acomodar até 1.1 mil passageiros em duas composições de seis carros, enquanto o double decker transportará um número menor, até 860 passageiros. Devem ter assentos marcados, com o transporte apenas de passageiros sentados, além de tomadas USB.

Já os sete restantes devem ser similares aos trens da série 9500, e serão usados para reforço de frota com a introdução do serviço Intermetropolitano, que vai ligar Jundiaí e Campinas, parando em Louveira, Valinhos e Vinhedo.

O prazo para o início de operação deste serviço é 2029. Então é esperado que essas composições fiquem prontas em meados de 2027 para testes.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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