O tatuzão norte da Linha 6-Laranja de metrô já escavou metade do caminho entre o Poço Tietê e a Brasilândia, segundo informações do Governo Estadual.
Nesta semana, a tuneladora chegou em Itaberaba, e já são nove estações conectadas pelos túneis do novo ramal de metrô.
“Já ultrapassamos os 50% de escavação no sentido norte, uma marca bastante importante pois estamos a poucas paradas até chegar ao Pátio Morro Grande. Ver o projeto da Linha 6-Laranja de metrô tomando forma nos enche de orgulho. Seguimos trabalhando fortemente para melhorar a mobilidade urbana em São Paulo”, afirmou o CEO da Linha Uni, Jaime Juraszek.
No total, a Linha 6-Laranja já conta com mais de 7 km de túneis construídos com as tuneladoras norte e sul. Estão sendo realizadas atividades em todas as 15 estações, no Pátio Morro Grande e nos 18 poços de ventilação. Já são nove estações com escavações finalizadas e 2,2 km de túneis executados em método convencional.
A tuneladora norte faz a perfuração em rocha e, desde a partida da estação João Paulo I até ao poço da futura estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado, escavou 950 metros de túnel. Para a construção dessa estação foram escavados, até agora, 143.042,58 m³ de rocha, com emprego de 18.674,65 m³ de concreto e 1.059,34 toneladas de aço.
A Linha 6-Laranja terá 15 km de extensão e 15 estações, ligando o bairro da Brasilândia, na zona norte, à estação São Joaquim, na região central da cidade.