Recentemente, o Metrô de São Paulo assinou contrato para a fabricação de 19 novos trens para o monotrilho da Linha 15-Prata. As composições serão do modelo Innovia 300, em uma dobradinha entre a Alstom e a chinesa CRRC, e estão em produção na China.
A frota vai se juntar aos atuais da frota M que operam entre Vila Prudente e Jardim Colonial, e devem ajudar na expansão da Linha nas duas ponta, entre Vila Prudente e Ipiranga e entre Jardim Colonial e Jacu-Pêssego.
No entanto, terão nova nomenclatura, segundo o relatório integrado: Será a frota “S” .
A primeira composição tem um prazo de entrega até dezembro de 2024. Os comboios devem vir da China ao Brasil por navio.
Mais 8 trens
O projeto completo da Linha 15-Prata entre Ipiranga e Cidade Tiradentes prevê 54 trens operação, e caso saia do papel, o Metrô deve adquirir outros oito trens adicionais.
Durante discurso na visita às obras da estação Itaberaba na Linha 6-Laranja de metrô, o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, incluiu a futura extensão metroferroviária no cardápio de projetos de infraestrutura.
O projeto segue na lista de empreendimento futuros do Metrô, mas estava de fora das falas das autoridades. “Já estamos discutindo como levar a Linha 15 até a Cidade Tiradentes”, afirmou o governador, sem citar prazos para o início das obras.
No relatório integrado mencionado neste artigo, o Metrô cita que “o trecho a partir de Jacu-Pêssego, com atendimento até Hospital Cidade Tiradentes, encontra-se em análise, uma vez que depende de ações conjuntas com a PMSP, principalmente no que se refere ao alargamento da Estrada do Iguatemi.”