Fonte: Metrô de SP
Metrô SP

Mapa revela mudança no traçado da Linha 16 do Metrô

Desde 2019, o relatório integrado do Metrô mostra em suas projeções a futura Linha 16-Violeta, que vai ligar a estação Oscar Freire até a Cidade Tiradentes. O eixo de transporte terá 31,9 km e 23 estações, e está na fase da contratação do anteprojeto de engenharia e projeto básico.

Está em curso também as contratações dos serviços técnicos especializados de engenharia para execução de investigações geotécnicas / sondagens, mapeamento e cadastramento de redes de utilidades públicas.

A nova linha assumiu a porção leste do antigo projeto da Linha 6-Laranja [Brasilândia-São Joaquim], que no passado era prevista para chegar até a Cidade Líder. No entanto, declarações do governador Tarcísio de Freitas revelam a intenção de levar o eixo de transporte em construção de São Joaquim até o Parque da Mooca, o que de certa forma “compete” com o trajeto da Linha 16:

Linha 6 em Cidade Líder

Projeção da Linha 16 sem o cenário da Linha 6 em Parque da Mooca:

Fonte: Metrô de SP

No relatório integrado de 2023 mostra a Linha 16 mais ao sul, o que pode abrir caminho para a extensão da 6 até o Parque da Mooca:

Fonte: Metrô de SP

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus