Monotrilho

Monotrilho do Panamá que terá túnel chega a 50% de conclusão

As obras da Linha 3 do Metrô do Panamá chegou a 50% de conclusão, um monotrilho que terá 25 km de extensão entre Albrook e Ciudad del Futuro, com um trecho de túnel de 6 km sob o Canal do Panamá.

O presidente do Panamá, Laurentino Cortizo Cohen, e o diretor geral do Metrô do Panamá, Sr. Héctor Ortega, informaram que os trabalhos atuais estão focados no trecho elevado de Vista Alegre até o Pátio em Ciudad del Futuro, onde serão realizados os primeiros testes operacionais.

O primeiro trem chegou em fevereiro. A composição foi fabricada pelo consórcio formado pela Hitachi, Hitachi Rail STS e Mitsubishi.

As obras no complexo do pátio e no prédio de escritórios estão 65% concluídas. A unidade de Ciudad del Futuro manterá a frota de 26 trens monotrilho de seis carros.

O consórcio japonês recebeu um contrato de US$ 883 milhões em outubro de 2020, que também inclui o fornecimento de eletrificação, sinalização e telecomunicações e sistemas de controle de trens. A via elevada do monotrilho está 90% concluída, após a instalação de 950 vigas de concreto a uma altura máxima de 31,6m acima do nível do solo.

Atualmente são 25 canteiros ativos na Linha 3, com obras em andamento 24 horas por dia.

A linha 3 deverá transportar 160 mil passageiros por dia. Ele oferecerá um tempo de viagem de ponta a ponta de 45 minutos de Albrook a Ciudad del Futuro via Panamá Pacífico, na extremidade oeste da seção do túnel que correrá abaixo do Canal do Panamá.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus