Monotrilho do Panamá que terá túnel chega a 50% de conclusão

As obras da Linha 3 do Metrô do Panamá chegou a 50% de conclusão, um monotrilho que terá 25 km de extensão entre Albrook e Ciudad del Futuro, com um trecho de túnel de 6 km sob o Canal do Panamá.

O presidente do Panamá, Laurentino Cortizo Cohen, e o diretor geral do Metrô do Panamá, Sr. Héctor Ortega, informaram que os trabalhos atuais estão focados no trecho elevado de Vista Alegre até o Pátio em Ciudad del Futuro, onde serão realizados os primeiros testes operacionais.

O primeiro trem chegou em fevereiro. A composição foi fabricada pelo consórcio formado pela Hitachi, Hitachi Rail STS e Mitsubishi.

As obras no complexo do pátio e no prédio de escritórios estão 65% concluídas. A unidade de Ciudad del Futuro manterá a frota de 26 trens monotrilho de seis carros.

O consórcio japonês recebeu um contrato de US$ 883 milhões em outubro de 2020, que também inclui o fornecimento de eletrificação, sinalização e telecomunicações e sistemas de controle de trens. A via elevada do monotrilho está 90% concluída, após a instalação de 950 vigas de concreto a uma altura máxima de 31,6m acima do nível do solo.

Atualmente são 25 canteiros ativos na Linha 3, com obras em andamento 24 horas por dia.

A linha 3 deverá transportar 160 mil passageiros por dia. Ele oferecerá um tempo de viagem de ponta a ponta de 45 minutos de Albrook a Ciudad del Futuro via Panamá Pacífico, na extremidade oeste da seção do túnel que correrá abaixo do Canal do Panamá.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus