Depois do leilão do Trem Intercidades e da Linha 7-Rubi, que teve apenas um concorrente, o próximo previsto pelo governo paulista é o das Linhas 11, 12 e 13 da CPTM, segundo o secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, em conversa com jornalistas nesta quinta na B3.
O pacote contempla as duas linhas menos movimentadas da CPTM e a mais cheia, a 12 e 13 e 11, respetivamente.
Segundo ele, a audiência pública da concessão deve ocorrer em maio. Já o edital de licitação está previsto para ser lançado até fim do ano.
Extensões
Benini informou que os investimentos mais expressivos no pacote de linhas serão as três extensões previstas. A linha 13, por exemplo, será levada da estação Aeroporto Guarulhos até o bairro de Bonsucesso. São mais 9,9 quilômetros e poderá ter mais 4 novas estações, sendo a Jardim dos Eucaliptos, São João, Presidente Dutra e Bonsucesso. A demanda estimada é de 233 mil passageiros por dia.
Já a Linha 11 poderá ser estendida até o bairro de Cesar de Souza, sendo um pleito antigo dos moradores de Mogi das Cruzes. A linha 12, por sua vez, seguirá após Calmon Viana, em paralelo com a Linha 11 até Suzano.