O prazo para credenciamento e solicitação de esclarecimentos para os interessados no Chamamento Público do Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT no centro de São Paulo foi prorrogado até o dia 28 de março de 2024.
A prefeitura de São Paulo publicou no Diário Oficial a determinação da Secretaria de Desestatização e Parcerias.
Reportagem do Estadão aponta novos detalhes do projeto. A prefeitura tem planos de iniciar as obras ainda nesse ano.
Segundo a publicação, cada uma das duas linhas deve demorar cerca de 45 minutos para completar a volta, com velocidade média de 18 km/h e guiado por um condutor.
Cada trem deve comportar até 447 passageiros para cada viagem, realizada das 6h à 0h, com nove veículos em operação. Cada linha teria 13 estações cada, com a vermelha voltada especialmente à região da Santa Ifigênia e Bom Retiro, enquanto a azul no entorno da República e da Sé (com operação nos dois sentidos).
A Linha 1-Azul tem trajeto preliminar de 6,45 km, enquanto a Linha 2-Vermelha teria 6,26 km. A conexão prevista entre as duas linhas seria na Avenida São João.
A prefeitura ainda tem planos de reduzir o número de ônibus no centro da capital.