Divulgação
Trens Regionais

Prefeito de Santos cogita local para trem até São Paulo

Há mais ou menos quinze dias atrás, uma reportagem da Folha de São Paulo mostrou planos do governo paulista em retomar a ligação ferroviária de passageiros entre a cidade de São Paulo e a Baixada Santista. O novo eixo poderá correr pela Linha 9-Esmeralda até o extremo sul, e depois por um novo eixo construído, chegar até Mongaguá, e então atingir Santos e São Vicente pela antiga ferrovia Santos-Juquiá.

Em entrevista ao jornal “A Tribuna“, o prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), já cogita uma local para uma futura estação na região.

Temos esse alinhamento com o Governo do Estado, já conversei com o governador Tarcísio. No Parque Valongo, existe a possibilidade de desenvolver uma estação ferroviária, justamente no antigo armazém 1, o que propicia um desvio da linha ferroviária hoje usada exclusivamente para transporte portuário de mercadorias”, afirma.

O projeto, entretanto, ainda não tem previsão de sair do papel. De acordo com nota da Secretaria Estadual de Parcerias e Investimentos, “o Trem Intercidades Eixo Sul ainda aguarda qualificação no Programa de Parcerias e
Investimentos (PPI-SP). Somente com a qualificação e contratação dos estudos de viabilidade será possível detalhar o projeto”.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus