Bruno Rodrigues
Trens Urbanos

ViaMobilidade vai monitorar “AMV” com câmeras com energia solar

A ViaMobilidade linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda instalou dispositivos de segurança em seus atendimentos. Entre eles estão um sistema completo de monitoramento de vias, a instalação de câmeras com placas solares em AMVs (Aparelhos de Mudança de Via) e um sistema de som automatizado nas estações.

De acordo com comunicado da operadora, são 1.600 câmeras nas estações e subestações de energia, que foram adquiridas no início da operação e são controladas pelo CCO (Centro de Controle Operacional). Até 2026, a previsão é de instalar mais 4 mil câmeras.

“A ViaMobilidade investe em melhorias nas linhas 8-Diamante 9-Esmeralda desde o início da concessão, em janeiro de 2022. O investimento no sistema de monitoramento é um avanço importante, que vai conferir mais eficiência, segurança e confiabilidade às linhas, tanto para os clientes que utilizam o transporte como também para as nossas equipes de operações, manutenção e atendimento nas estações”, afirma André Costa, diretor de operações da ViaMobilidade Linhas 8 e 9.

A empresa deve implantar novas câmeras em pontos de acesso importantes, como áreas internas de circulação, entrada a ambientes restritos, salas técnicas, pátios dos trens e extensão da plataforma de todas as estações.

Renato Lobo | Via Trolebus

Há ainda testes na Estação Júlio Prestes da Linha 8-Diamante o sistema de câmeras com energia solar para monitoramento dos AMVs (Aparelhos de Mudança de Via). O funcionamento é por meio de alimentação elétrica através dos painéis solares, já a comunicação é via 4G. São câmeras autônomas, sem cabos. Em funcionamento, o sistema vai oferecer maior segurança operacional para os controladores nos trechos dos trilhos em que há mudança dos trens na via.

A funcionalidade tem como objetivo verificar o estado da via, detectar anomalias, fornecer informações visuais aos controladores, registrar eventos, auxiliar em investigações de falhas, entre outras.

Outra novidade é o sistema de aviso sonoro centralizado no CCO já foi instalado em 11 estações, que foram consideradas mais estratégicas: Barra Funda, Carapicuíba, Barueri e Itapevi, da Linha 8- Diamante, e Osasco, Presidente Altino, Pinheiros, Vila Olímpia, Santo Amaro, Morumbi e Grajaú, da Linha 9-Esmeralda. Desta forma, o sistema permite que o CCO envie mensagens de áudio diretamente, sem a atuação dos agentes das estações.

Os equipamentos foram uma antecipação do projeto definitivo, que tem prazo de conclusão até janeiro de 2027, conforme o Contrato de Concessão.

As melhorias fazem parte dos investimentos previstos no contrato de concessão.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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