O Governo de São Paulo confirmou que daqui a dez dias deve realizar o leilão do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, que ligará São Paulo a Campinas. O pacote de concessão ainda prevê a a Linha 7-Rubi gerida pelo operador do TIC.
De acordo com a administração estadual, há uma previsão de 13 certames para concessões, desestatizações e parcerias ao longo deste ano. O Trem Intercidades será implementado por meio de parceria público-privada (PPP), com investimento previsto de R$ 13,5 bilhões. O empreendimento irá beneficiar cerca de 15 milhões de pessoas em 11 municípios, gerando mais de 10,5 mil empregos, entre diretos, indiretos e induzidos.
Além do Trem Intercidades, o Governo de São Paulo tem outros 12 projetos para leilão em 2024. No segmento de mobilidade urbana, por exemplo, está prevista a concessão das Linhas 11, 12 e 13 da CPTM. O edital poderá ser lançado ainda neste ano.
Na área de rodovias, o lote do Litoral Paulista vai a leilão no dia 16 de abril. O Estado também fará a licitação do túnel imerso Santos-Guarujá, que terá a parceria do Governo Federal, e dos lotes rodoviários Nova Raposo, Rota Sorocabana e Lote Paranapanema.