A Prefeitura de São Paulo abriu nesta quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024, um chamamento público, para a elaboração de projetos, levantamentos e estudos de viabilidade técnica, operacional, econômico-financeira e jurídico-institucional, com vistas a auxiliar na concepção de parceria com o setor privado para a concepção, implantação, operação e manutenção de serviço de transporte público urbano por meio de um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) na região central.
O objetivo da prefeitura com no VLT é reduzir o índice de mortes no trânsito, com a introdução de modais de transporte público capazes de reduzir as fatalidades no trânsito. O documento cita experiências positivas no acalcamento do trânsito, como no Rio de Janeiro.
Poderão participar pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que preencham os requisitos de participação previstos no edital publicado.
Entre os pontos que serão estudados estão:
- Relatório de diagnóstico e estudo de demanda;
- Estudos para subsídios técnicos;
- Estudos para subsídios operacionais;
- Estudos para subsídios econômico-financeiros;
- Estudos para subsídios jurídico-institucionais;
O prazo final para protocolo de pedido de esclarecimentos pelos interessados é no dia 01/03/2024. Já o prazo final de credenciamento para realização de estudos é em 08/03/2024.
Aposta da prefeitura
O projeto é uma aposta do atual prefeito, Ricardo Nunes, que deve tentar a reeleição este ano. Nunes já declarou que o sistema poderá ser movido a hidrogênio.
O metrô leve terá extensão total de quase 12 km, a um custo estimado de 3,7 bilhões de reais (748,2 milhões de dólares). O governo federal poderá investir R$ 1,4 bilhão no projeto por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
As linhas Vermelha e Azul do VLT terão 6 km de extensão cada e 13 estações, além de uma estação compartilhada na Avenida São João, onde as duas linhas se interligam. A Linha Vermelha formará um número 8, enquanto a Linha Azul terá formato circular.
As obras podem durar 3 anos, com inauguração das linhas prevista para 2027. As duas linhas serão operadas por VLTs de cinco carros, cada um com capacidade para quase 450 passageiros. A demanda é estimada em 134 mil passageiros por dia.
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