Durante os dois primeiros dias do Carnaval, mais de 152 mil foliões optaram pela linha gratuita de ônibus Lapa-Calabar para se deslocarem para a festa. Segundo a prefeitura de Salvador, o número representa um aumento de quase 30% em comparação com os registros do mesmo período do ano passado. Em 2023, a quinta e sexta-feira da folia momesca contabilizaram 117.553 embarques.
“A linha já se consolidou entre os usuários. O objetivo dela é facilitar o acesso do folião ao circuito da Barra, oferecendo transporte rápido, saindo a todo momento da Estação da Lapa de forma gratuita, o que facilita o próprio embarque e desembarque, dando maior agilidade à operação”, afirmou o secretário de Mobilidade, Fabrizzio Müller.
“Ela é a única linha de ônibus que acessa a Avenida Centenário durante os dias de Carnaval, rodando 24h e permitindo que o folião possa aproveitar a festa sem preocupação com o transporte”, diz Müller.
Os ônibus da linha Lapa-Calabar funcionam gratuitamente, em esquema 24 horas, partindo sob demanda da Plataforma F, no subsolo da Estação da Lapa, com destino à entrada do Calabar, localizada no retorno da Avenida Centenário. Ao todo, 72 veículos estão envolvidos na operação.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade, a linha foi responsável por realizar 2 mil viagens e transportar mais de 90 mil pessoas na sexta-feira (9), um aumento de 14% em relação ao mesmo dia de folia em 2023.