Trem de Carga Trens Regionais

Apresentação mostra via férrea prevista para trem entre SP e Santos

Durante audiência publica sobre o projeto do Trem Intercidades (TIC) e Segregação do Transporte de Cargas (SNO) – São Paulo a Campinas, realizado nesta terça, foi revelado detalhes sobre a segregação dos serviços de passageiros e de carga, no trecho entre Rio Grande da Serra e Mooca e entre Barra Funda e Campinas. O trabalho deve ser realizado pela MRS, como contrapartida após renovação de sua concessão.

O segundo eixo citado vai viabilizar o Trem Expresso entre a Barra Funda e Campinas, na qual a operadora cargueira deve segregar o eixo de trem de carga e deixar espaço para a via do serviço de média velocidade. O mesmo deve ocorrer no trecho sul, e segundo a apresentação, uma faixa prevê a inserção do eixo sul do TIC, entre São Paulo e Santos:

Divulgação

Apesar do espaço reservado para o trem para a Baixada Santista e a segregação estar prevista para os próximos anos, o quarto eixo do TIC não tem previsão de sair do papel.

Ainda durante a audiência, representantes do estado comentaram que além do eixo norte do TIC, que deve ter o leilão lançado no final do mês, foi contratado estudos para o eixo oeste, entre São Paulo e Campinas. O eixo foi apresentado nesta semana para possíveis investidores na Europa. Já sobre os eixos leste, entre São Paulo e Vale do Paraíba e o próprio eixo sul entre a capital e a Baixada Santista, os projetos estão nos estudos iniciais.

Entre as dificuldades do quarto eixo está a transposição da Serra do Mar, e da descida da serra pela cremalheira, bastante demandada pelos serviços de carga.

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Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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