O leilão do Trem Intercidades-TIC entre São Paulo e Campinas está marcado para o dia 29 de fevereiro de 2024. Segundo uma entrevista de Rafael Benini ao site Correio, o serviço terá os trens mais rápidos do Brasil.
O TIC propiciará uma viagem com velocidade média de 100 km/h. A velocidade máxima será de 140 km/h. Segundo o texto, a empresa ou consórcio que assumir o serviço poderá escolher entre trens de um andar, com 12 carros e até 300 metros de comprimento (single decker), ou trens de dois andares, com 150 metros (double decker), o que determinará a capacidade de passageiros em assentos marcados.
O single decker poderá acomodar até 1.1 mil passageiros em duas composições de seis carros, enquanto o double decker transportará um número menor, até 860 passageiros.
Durante os horários de pico, os trens partirão a cada 15 minutos da Estação Barra Funda, na capital, até a Estação Cultura, no Centro de Campinas. “A expectativa em torno dessa obra é enorme. Ela atenderá um grande fluxo de pessoas e reduzirá o tráfego nas rodovias Anhanguera e Bandeirantes”, disse o secretário.