Fonte: São Paulo Antiga
Recordar é viver

Sem metrô e trem, São Bernardo já teve bondes adaptados

A cidade de São Bernardo do Campos segue ilhada em relação ao atendimento de transporte de alta capacidade sobre trilhos. Há no radar a instalação de Linha 20-Rosa (Santa Marina-Santo André), que deve cortar bairros como o Rudge Ramos e Taboão. Mas o projeto, com sorte, poderá ser entregue somente após a década que vem.

O município que tem idade contada a partir de 08 de abril 1553 já teve um atendimento de bonde, o chamado Tramway de São Bernardo.

De acordo com o site São Paulo Antiga, surgiu em 3 de maio de 1923. Ligava os bairros recém criados até a Estação São Bernardo, atual Prefeito Celso Daniel-Santo André. Na época, pertencente ao município de São Paulo.

Utilizava veículos modelo Ford T movidos à gasolina adaptados para o transporte em trilhos. As jardineiras da empresa americana eram montadas em sua fábrica paulistana localizada no bairro do Bom Retiro.

Terminou em 1929, segundo a publicação, quando seus idealizadores, os Pujol, entraram em séria crise financeira o que levou a perderem suas propriedades na região, bem com as áreas que seriam futuramente loteadas. Levadas a leilão foram adquiridas pelos Simonsen que mantiveram os projetos de loteamento mas extinguiram o sistema de tramway implementado pela seis anos antes.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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