No final de dezembro, surgiram informações de que o tatuzão da Linha 2-Verde tinha escavado quase 130 metros, após partir no final de novembro do Complexo Rapadura.
Surgiram novas imagens dos primeiros metros de túneis escavados pela tuneladora Cora Coralina, que está escavando o segmento entre a Vila Prudente e a Penha. As imagens são do perfil S. A. Paulista de Construções e Comércio nas redes sociais, e mostram algumas cenas curiosas, como os primeiros metros de túneis escavados e concretados por meio das aduelas:
Já nesta imagem, é possível ver uma posição de trabalho da tuneladora:
Nesta, é possível ver o tatuzão por dentro:
Trabalhos do tatuzão
O tatuzão da Linha 2-Verde do Metrô pode terminar sua primeiro trecho de escavação no fim de 2024. O trecho em questão é entre o Complexo Rapadura e a região da Vila Prudente. Depois da primeira etapa, o maquinário é desmontado e remontado na Penha, e volta a escavar até o Complexo Rapadura, completando oito quilômetros de extensão.
A expectativa é que a tuneladora avance até 15 metros por dia. O grande maquinário deve mobilizar cerca de 50 trabalhadores por turno, que por sua vez, pode chegar até três períodos.