Durante audiência Audiência Pública do projeto da Linha 20- Rosa do Metrô e prolongamento da Linha 2, representantes da operadora informaram um possível cronograma de implantação do eixo de transporte que vai ligar as estações Santa Marina, em São Paulo, e Santo André, no ABC Paulista.
Epaminondas Duarte Júnior, Chefe do Departamento de Planejamento do Metrô, apresentou um slide que mostra que o novo eixo metroviário poderá ter as obras iniciadas em 2028. Epaminondas alertou que os prosseguimentos dos prazos devem “seguir condições que terão que ser obedecidas”.
O projeto com 33 quilômetros de extensão, 24 estações e frota de 50 trens, está na fase de contratação do projeto básico. A Linha 20 é uma das apostas da gestão de Tarcísio de Freitas para que o metrô ultrapasse os limites da cidade de São Paulo. O Governo do Estado encomendou estudos para analisar como pode tirar a linha do papel. Em outras palavras, a decisão de tocar o projeto cabe ao governo estadual.
Já sobre prazos de início das operações, na apresentação da Audiência Pública foi mostrado que se a implantação seguir cronograma previsto, a linha poderia operar em 2035.