Renato Lobo | Via Trolebus
Metrô SP

Obras da Linha 20-Rosa do Metrô podem ter dois ou mais tatuzões

Durante audiência Audiência Pública do projeto da Linha 20- Rosa do Metrô e prolongamento da Linha 2, representantes da operadora informaram uma possível quantidade de tuneladoras para a implantação do eixo de transporte que vai ligar as estações Santa Marina, em São Paulo, e Santo André, no ABC Paulista.

Luiz Antonio Cortez Ferreira, Gerente de Planejamento e Meio Ambiente do Metrô, durante respostas a questionamento dos participantes, contou que é previsto que ao menos dois tatuzões possam escavar os 33 quilômetros de túneis, que vão cortar 24 estações.

Cortez explicou que uma das tuneladoras pode ser embocada em Santa Marina, e escavar os túneis em direção a Abraão de Morais, enquanto a segunda embocaria em Abraão de Morais rumo a Santo André. O emboque das duas maquinas poderia ser simultâneo em caso de construção da linha 20 em fase única. A diretriz do Metrô é implantar a linha de uma vez entre Santa Marina e Sant André.

Nas palavras do Gerente de Planejamento e Meio Ambiente do Metrô, é possível colocar mais tuneladoras, mas a inserção aumentaria o custo da obra.

O Metrô atualmente está contratando o projeto básico da Linha 20, enquanto o governo estadual contratou estudos do International Finance Corporation (IFC) para analisar a implantação do projeto que é uma das bandeiras da atual gestão.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus