A EMT Madrid, empresa de planeamento do transporte público urbano na cidade de Madrid, Espanha, comprou 50 novos ônibus com emissões zero à Solaris. O pedido inclui dois modelos: o Urbino 9 LE elétrico de baixo custo e o clássico Urbino 12 elétrico. As entregas serão concluídas até o final de julho de 2024.
De acordo com a Estratégia de Desenvolvimento Ambiental Sustentável da Câmara Municipal de Madrid, conhecida como “Madrid 360“, a planejadora pretende operar uma frota composta inteiramente por ônibus com baixas ou zero emissões.
Em dezembro de 2022, a empresa anunciou a retirada de serviço do último veículo com motor de combustão tradicional. Como resultado, Madrid tornou-se a primeira grande capital europeia (em termos de população e número de veículos servidos) a ser servida exclusivamente por uma frota de coletivos municipais com baixas ou zero emissões. O plano estratégico da EMT para 2025 também dá ênfase às fontes de energia limpa, incluindo a utilização de instalações fotovoltaicas e hidrogénio verde.
“Nas últimas semanas, recebemos muitas encomendas impressionantes de clientes em toda a Europa. Estou muito satisfeito por Madrid ter se juntado a eles e, com as suas declarações seguidas de ações concretas e ousadas, constitui um grande exemplo para os operadores de transportes e governos locais em toda a Europa . Parabéns e desejamos a você sucesso contínuo”, disse Olivier Michard, membro do Conselho de Administração de Vendas e Marketing do Solaris.
A EMT Madrid já conta com 250 ônibus Urbino 12 CNG e 60 ônibus elétricos Urbino 12 em sua frota. Com a conclusão do último contrato de 50 veículos a bateria, a empresa passará a possuir um total de 360 ônibus Solaris, com baixas ou zero emissões.